Descubra o seu tipo preferido de decoração e inspire-se para renovar o visual da sua casa sabendo combinar os elementos!

Que atire o primeiro seat garden quem nunca amou um móvel que viu na loja ou na casa de uma amiga e quando comprou ficou desanimada com o resultado da decoração em casa.

Isso é mais comum do que parece. O motivo, na maioria das vezes, é porque a pessoa não sabe bem como combinar dentro do seu próprio estilo – e às vezes nem sabe reconhecer direito que estilo é esse.

Assim, pode ficar difícil harmonizar a decoração já existente com os móveis novos, por mais que sejam móveis de luxo, como os de fibra sintética.

Para acabar com esse problema nós convidamos você a fazer um exercício de imaginação. Abaixo vamos mostrar 5 estilos para que você identifique com qual ou quais deles tem mais a ver com a sua personalidade.

Assim fica mais fácil identificar o que quer, e, sabendo combinar, renovar os ambientes de casa com segurança e beleza.

1 – Decoração com clima de praia com o estilo Costal

Essa é a decoração que dá aquela sensação de casa de praia, mesmo que esteja a centenas de quilômetros de distância do litoral.

Se você gosta do clima de estar sempre em veraneio, esse é o seu estilo – e ele é perfeito tanto para a área externa quanto para os ambientes internos.

A receita é simples: cores suaves e que lembram o mar, como areia, pérola, branco e camurça associados aos tons de azul.

A fibra sintética é perfeita para esse clima, lembrando a fibra natural, só que muito mais resistente e com mais variedade de cores.

Um ótimo exemplo é compor um balcão da área de lazer com base de madeira pintada em azul claro, com tampo de madeira e banquetas Roma com corda náutica verde turquesa, almofada do assento em tecido náutico branco liso e pintura eletrostática champanhe.

Complete com acessórios de cestarias e o clima de praia na área externa fica perfeito.

2 – Madeira como protagonista no rooftop country

Se você tem o privilégio de ter um terraço, o espaço não pode ficar sem graça. Que tal transformar essa área externa dando um clima de casa de campo com o estilo country?

Nesse estilo a madeira é a protagonista, por isso o seu projeto rooftop deve usar elementos que a realcem ainda mais. Então imagine um espaço gourmet com a vista lá de cima em estilo country.

Escolha uma mesa com tampo de madeira de demolição e base de alumínio com pintura eletrostática. Se o espaço for generoso, opte por uma mesa de seis ou de oito lugares, como a Grécia ou a Moçambique, respectivamente.

Se o ambiente for reduzido opte por uma mesa redonda, como a Canadá, que ainda tem centro giratório e o diferencial da pátina ferrugem na base.

Alterne os assentos entre bancos de madeira de demolição e cadeiras de fibra sintética. Os tons acinzentados realçam o estilo country e a própria madeira. 

O modelo Faro, por exemplo, com fibra sintética cinza clara ou verde musgo, tem tudo a ver com o estilo.

Já para o balcão, a banqueta Villy, em corda náutica lisa prata vai realçar a decoração e ainda tem o diferencial dos pés de madeira conificados.

Complete com cores claras nas paredes e portas de madeira patinadas em cinza azulado. O efeito é puro conforto visual com clima de casa de campo, mesmo estando na cidade grande.

3 – Boho, um verdadeiro estilo de vida

O Boho é mais do que um jeito de decorar, é um estilo de vida. É a liberdade de misturar cores, estampas e referências para personalizar a decoração.

As referências estéticas são folk, hippies e ciganas, tendo como base o preto, os tons terrosos, o roxo e vermelho.

É como montar um estar com sofá e poltronas Oregon com cordão torcido de fibra sintética marrom, estrutura de alumínio champanhe e tecido náutico bege sobre um tapete bem felpudo com desenhos geométricos nos mesmos tons.

As poltronas Sarajevo ficam perfeitas para dar um toque extra de personalidade ao conjunto.

No centro, a mesa Orleans tem tampo de peroba rosa de demolição e pés em alumínio, que pode ser escolhido na cor preta ou verde escuro para contrabalançar o visual.

Crie um diferencial com uma poltrona suspensa com cordão torcido na cor avelã envelhecido e pintura eletrostática marrom na estrutura de alumínio.

Complete com vasos em cerâmica com muitas plantas e tudo o que fala à alma e ao coração, como objetos queridos, lembranças de viagens, quadros, artesanatos.

4 – Industrial para os espaços amplos

A decoração industrial nasceu nos galpões das fábricas americanas transformados em moradia, com aproveitamento de toda a estrutura original.

O industrial é uma mistura estilosa de materiais quentes e frios: ferro, vidro, tijolos, concreto e tubulações com muita madeira. É ideal para quem tem espaços internos amplos e sem divisórias, com pé direito alto e/ou mezanino.

Os tons são neutros, combinados à madeira e ao preto, sempre com muito alumínio, cobre e ferro.

Assim, os móveis com o diferencial da pátina ferrugem são perfeitos, como a poltrona Canadá em tricô náutico e a mesa Saara combinados com o sofá Roma. O seat garden em alumínio patinado completa a decoração como um coringa, servindo de apoio e de assento extra.

Na área gourmet, a banqueta Bari com cordão torcido chumbo combina com luminárias de ferro envelhecido.

5 – A beleza atemporal do estilo retrô

Atenção à diferença entre decoração retrô e vintage. Enquanto essa é composta por móveis e objetos antigos originais, a retrô é totalmente composta por peças novas com design que fizeram sucesso em outras épocas, como o pé palito.

Aqui a ideia é compor um visual um tanto nostálgico intercalado com toques de modernidade. A paleta de cores é variada, geralmente com tons sólidos sobre uma base neutra.

E muito se engana quem pensa que o retrô só vale para os ambientes internos.

Varandas e áreas externas em geral ganham elegância e muito charme, inclusive nos móveis para piscina. A poltrona Michigan em corda náutica e pés cônicos, por exemplo, tem tudo a ver com o estilo, assim como a Odivelas, em tricô náutico.

Ambas ficam perfeitas com a mesa Brava com seu design diferenciado, toda em alumínio.

E então, descobriu qual desses cinco estilos mais tem a ver com o seu gosto por decoração?

Venha conhecer outras opções de móveis em fibra sintética na loja online da Villa Rattan e inspire-se com mais dicas do nosso Blog!